Deliberação CBH - PARDO 009/2009

 

Indica prioridades de Investimentos ao FEHIDRO referente a complementação do orçamento 2009 e dá outras providências.

 

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo, no uso de suas atribuições legais, e

 

Considerando a disponibilidade de recursos para o pleito de 2009 no valor de 2.457.017,59 (dois milhões, quatrocentos e cinquenta e sete mil, dezessete reais e cinquenta e nove centavos);

Considerando o resultado da compilação dos dados gerais das solicitações e a aplicação dos pré-requisitos e critérios para distribuição dos recursos do FEHIDRO estabelecidos na Deliberação CBH-PARDO 007/08 de 05/12/08.

Delibera:

 

Artigo 1º - Os recursos resultantes do pleito 2009 para o CBH-Pardo serão distribuídos na forma priorizada, com a distribuição dos valores de cada empreendimento.

 

Artigo 2º - Os empreendimentos foram priorizados em Obras, Serviços e Projetos, de acordo com o Plano de Bacia do CBH-Pardo, seguindo as metas e ações prioritárias estabelecidas na Deliberação 007/08, os quais foram aplicados os critérios de pontuação.

 

Artigo 3º - Ficam indicados para recebimento dos recursos do FEHIDRO nas condições propostas, os tomadores e respectivos empreendimentos, discriminados conforme o tomador (T), o empreendimento (E), o valor global do empreendimento (VG), a contrapartida oferecida (C) e os recursos do FEHIDRO do orçamento de 2009, na modalidade de fundo perdido (FP) e financiamento (FI), na forma priorizada abaixo.

 

I - Distribuição do percentual de 56% do montante para obras, serviços e projetos enquadrados na modalidade “Saneamento Urbano”, perfazendo um total de R$ 1.401.299,44 (um milhão, quatrocentos e um mil, duzentos e noventa e nove reais e quarenta e quatro centavos), assim distribuídos:

 

I - I - Obras e Serviços

 

1.    Prefeitura Municipal de Casa Branca (T); Programa Controle de Perdas - 2ª Etapa Macromedição (E); R$ 419.373,28 (quatrocentos e dezenove mil, trezentos e setenta e três reais e vinte e oito centavos) (VG); R$ 83.874,66 (oitenta e três mil oitocentos e setenta e quatro reais e sessenta e seis centavos) (C); R$ 335.498,62 (trezentos e trinta e cinco mil, quatrocentos e noventa e oito reais e sessenta e dois centavos) (FP);

 

 

2.    Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto - DAERP (T); 5ª Etapa Controle de Perdas de Água do Sistema de Abastecimento (E); R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) (VG); R$ 70.000,00 (setenta mil reais) (C); R$ 280.000,00 (duzentos e oitenta mil reais) (FP);

 

 

3.    Prefeitura Municipal de São Sebastião da Grama (T); Aterro Sanitário (E); R$ 259.922,50 (duzentos e cinquenta e nove mil, novecentos e vinte e dois reais e cinqüenta centavos) (VG); R$ 52.734,50 (cinqüenta e dois mil, setecentos e trinta e quatro reais e sessenta e dois centavos) (C); R$ 207.188,00 (duzentos e sete mil, cento e oitenta e oito reais) (FP);

 

 

4.    Prefeitura Municipal de Itobi (T); Implantação do Aterro Sanitário (E); R$ 146.056,15 (cento e quarenta e seis mil, cinqüenta e seis reais e quinze centavos) (VG); R$ 29.211,23 (vinte e nove mil, duzentos e onze reais e vinte e tres centavos) (C); R$ 116.844,92 (cento e dezesseis mil, oitocentos e quarenta e quatro reais e noventa e dois centavos) (FP);

 

 

 

5.    Prefeitura Municipal de Altinópolis (T); Melhoria da Eficiência do Sistema de Tratamento de Esgotos (E); R$ 60.322,40 (sessenta mil, trezentos e vinte e dois reais e quarenta centavos) (VG); R$ 12.064,50 (doze mil, sessenta e quatro reais e cinqüenta centavos) (C); R$ 48.257,90 (quarenta e oito mil, duzentos e cinqüenta e sete reais e noventa centavos) (FP);

 

I - II – Projetos

 

1.    Prefeitura Municipal de Caconde (T); Projeto de Aterro Sanitário do Distrito de Barrânia (E); R$ 55.000,00 (cinqüenta e cinco mil reais) (VG); R$ 11.000,00 (onze mil reais) (C); R$ 44.000,00 (quarenta e quatro mil reais) (FP);

 

2.     Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo (T); Programa de Controle e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água (E); R$ 320.000,00 (trezentos e vinte mil reais) (VG); R$ 64.000,00 (sessenta e quatro mil reais) (C); R$ 256.000,00 (duzentos e cinqüenta e seis mil reais) (FP);

 

3.    Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul (T); Elaboração Projeto Controle de Perdas Físicas de Água (E); R$ 99.300,00 (noventa e nove mil e trezentos reais) (VG); R$ 29.790,00 (vinte e nove mil, setecentos e noventa reais) (C); R$ 69.510,00 (sessenta e nove seis mil, quinhentos e dez reais) (FP);

 

4.    Prefeitura Municipal de Cajuru (T); Elaboração de Projeto Executivo de Usina de Reciclagem (E); R$ 55.000,00 (cinqüenta e cinco mil reais) (VG); R$ 11.000,00 (onze mil reais) (C); R$ 44.000,00 (quarenta e quatro mil reais) (FP);

 

II - Distribuição do percentual de 24% do montante, para obras, serviços e projetos enquadrados na modalidade “Demais Metas e Ações”, perfazendo um total de R$ 614.301,44 (seiscentos e quatorze mil, trezentos e um reais e quarenta e quatro centavos), sendo R$ 559.695,00 (quinhentos e cinqüenta e nove mil, seiscentos e noventa e cinco reais) assim distribuídos:

 

II - I - Obras e Serviços

 

1.    Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - FUNDAG (T); Gestão Integrada de Recursos Hídricos e Monitoramento Hidrometeorológico (E); R$ 320.700,00 (trezentos e vinte mil e setecentos reais) (VG); R$ 129.000,00 (cento e vinte e nove mil reais) (C); R$ 191.700,00 (cento e noventa e um mil e setecentos reais) (FP).

 

II - II – Projetos

 

1.    Prefeitura Municipal de Sales Oliveira (T); Plano Diretor de Drenagem Urbana (E); R$ 85.000,00 (oitenta e cinco mil reais) (VG); R$ 17.000,00 (dezessete mil reais) (C); R$ 68.000,00 (sessenta e oito mil reais) (FP);

 

2.    Prefeitura Municipal de Cravinhos (T); Elaboração de Plano Diretor de Drenagem Urbana (E); R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais) (VG); R$ 16.200,00 (dezesseis mil e duzentos reais) (C); R$ 64.800,00 (sessenta e quatro mil e oitocentos reais) (FP);

 

3.    Prefeitura Municipal de Mococa (T); Elaboração Plano Diretor Bacias Hidrográficas Zona Rural (E); R$ 195.275,00 (cento e noventa e cinco mil, duzentos e setenta e cinco reais) (VG); R$ 44.380,00 (quarenta e quatro mil, trezentos e oitenta reais) (C); R$ 150.895,00 (cento e cinqüenta  mil, oitocentos e noventa e cinco reais) (FP);

 

4.    Prefeitura Municipal de Cássia dos Coqueiros (T); Plano Diretor de Drenagem Urbana (E); R$ 56.000,00 (cinqüenta e seis mil reais) (VG); R$ 11.200,00 (onze mil e duzentos reais) (C); R$ 44.800,00 (quarenta e quatro  mil e oitocentos reais) (FP);

 

5.    Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE (T); Adequação da Infra-Estrutura das Câmaras Técnicas e Secretaria Executiva (E); R$ 39.500,00 (trinta e nove mil e quinhentos reais) (VG); R$ 0,00 (zero) (C); R$ 39.500,00 (trinta e nove mil e quinhentos reais) (FP).

 

 

III - Distribuição do percentual de 20% do montante, para obras, serviços e projetos enquadrados na modalidade “Demanda Induzida - Revitalização de Bacias Hidrográficas”, conforme Deliberação CRH n° 95, de 28/04/09, perfazendo um total de R$ 411.879,45 (quatrocentos e onze mil, oitocentos e setenta e nove reais e quarenta e cinco centavos), sendo R$ R$ 410.053,70 (quatrocentos e dez mil, cinqüenta e três reais e setenta centavos) (FI) assim distribuídos:

 

III - I - Obras e Serviços

 

1.         Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP (T); Execução de obras do sistema de esgotos sanitários do município de Itobi (E); R$ 2.928.955,00 (dois milhões, novecentos e vinte e oito mil novecentos e cinqüenta e cinco reais) (VG); R$ 2.518.901,30 (dois milhões, quinhentos e dezoito mil novecentos e um reais e trinta centavos) (C); R$ 410.053,70 (quatrocentos e dez mil, cinqüenta e três reais e setenta centavos) (FI).

 

IV - O valor de R$ 54.606,44 resultante do Inciso II (30-24%) foi realocado para o Inciso I (70-56%), ficando indicado o tomador e respectivo empreendimento:

 

IV - II - Projetos

 

1.    Prefeitura Municipal de Jardinópolis (T); Plano Diretor de Combate de Perdas de Água no Sistema de Abastecimento (E); R$ 149.000,0 (cento e quarenta e nove mil reais) (VG); R$ 64.856,40 (sessenta e mil, oitocentos e cinqüenta e seis reais e quarenta centavos) (C); R$ 84.143,60 (oitenta e quatro mil, cento e quarenta e tres reais e sessenta centavos) (FP);

 

Artigo 4º - O saldo resultante dos recursos disponibilizados para o pleito de 2009 é de R$ 1.825.85 (um mil, oitocentos e vinte e cinco reais e oitenta e cinco centavos)

 

Artigo 5º - Ficam indicados para recebimento dos recursos do FEHIDRO, os tomadores e respectivos empreendimentos referidos no Artigo 3°, Inciso I-I, alínea 01 a 05, Inciso I-II, alínea 01 a 04, Inciso II-I, alínea 01, Inciso  II-II, alínea 01 a 05, Inciso  III-I, alínea 01, Inciso IV-II, alínea 01.

 

Artigo 6º - Fica estabelecido que a não apresentação de quaisquer documentos solicitados, sejam eles de ordem técnica ou financeira, dentro dos prazos estabelecidos no Manual de Procedimentos Operacionais do FEHIDRO, implica em considerar automaticamente o contemplado excluído.

 

Artigo 7º - Havendo desinteresse pelo recurso por parte do tomador, ou a constatação da inviabilidade do empreendimento por questões técnicas e/ou financeiras, ou ainda conforme disposto no Artigo 6°, o presidente do CBH-PARDO poderá propor ao FEHIDRO a desclassificação do tomador.

 

Artigo 8º - Esta Deliberação entrará em vigor na data de sua aprovação pelo CBH-Pardo, devendo ser publicada no D.O.E.         

            Ribeirão Preto, 28 de agosto de 2009.

 

       

João Carlos de Oliveira

      Carlos Eduardo Nascimento Alencastre

Presidente

        Secretário Executivo

 

 

Paulo Finotti

     Marco Antonio Sanchez Artuzo

Vice-Presidente

     Coordenador de Câmaras Técnicas

 

 

 

Renato Crivelenti

 

 

Secretário Executivo Adjunto